top of page

22 de maio - “Pizza Day”

  • Foto do escritor: Flávia Valéria
    Flávia Valéria
  • 22 de mai. de 2022
  • 2 min de leitura

ree


No dia 17 de maio, Laszlo Hanyecz postou mensagens querendo comprar pizza, mas que o pagamento fosse feito em Bitcoin.


Vale lembrar que, no dia 31 de outubro de 2008 é enviado por Satoshi Nakamoto para uma lista criptografada de e-mails endereçados à membros do movimento Cypherpunk, o “white paper” do BITCOIN (“BITCOIN: A PEER TO PEER ELETRONIC CASH SYSTEM”), sendo que o primeiro bloco minerado de bitcoin foi em 03 de janeiro de 2009 (voltarei nesse histórico com mais detalhes em um outro post).


Então, o Bitcoin ainda estava nos seus primórdios quando o pedido de Laszlo foi lançado, obtendo a resposta apenas no dia 22 de maio de 2010, quando a transação foi confirmada, e ele recebeu duas pizzas da rede americana Papa John´s em troca de 10.000 bitcoins (isso mesmo).


Pela primeira vez foram usados bitcoins para comprar um produto, comprovando a possibilidade do seu uso como meio de troca (um dos atributos para considerar um ativo como moeda). Essa é a importância do feito, apesar dos diversos memes sobre o atual valor do BTC, hoje tornando as pizzas adquiridas por Laszlo as mais caras da história. Será?


Em maio de 2010, 1 bitcoin (btc) era cotado em aproximadamente 0,007 dólares americanos, sendo que hoje, 22 de maio de 2022, sua cotação é de 29.889 dólares americanos. Pela cotação de hoje, 1 BTC equivale a aproximadamente 290 milhões de dólares americanos ou 1,41 bilhões de reais.

Quem poderia imaginar, em 2010, que o Bitcoin chegaria a esse valor de negociação em 2022?

Não é possível, analisar os fatos pretéritos, com base nas informações do presente. Do mesmo modo que não se poderia prever que Constantinopla seria conquistada, em 29 de maio de 1453, por Mehmed II, contando apenas 21 anos de idade, marcando o início da idade moderna, sendo que todos os seus antecessores dessa empreitada de conquista, falharam. Era mais provável que ele também, ainda mais por ser tão jovem, falhasse.

Como se diz na sabedoria popular: “tudo é impossível, até alguém conseguir”.


Com o Bitcoin não seria diferente. Então, Laszlo não trocou 2 pizzas pelos atuais 290 milhões de dólares americanos, porque simplesmente 10.000 BTC não eram cotados nesse valor em 22 de maio de 2010. Se fossem, certamente ninguém trocaria, por óbvio.


Nesse momento (2010), a existência do bitcoin estava muito restrita ao universo de programadores, como Laszlo, e simpatizantes do movimento Cypherpunk. E até hoje, muitas pessoas não sabem o que é blockchain, bitcoin, criptoativos, smart contracts, DAO´s....


A iniciativa de Laszlo marcou a história do Bitcoin, comprovando a possibilidade de utilização desse ativo digital como meio de troca.


Se você tivesse essa experiência de Laszlo, se sentira hoje deprimido ou contente por ter feito história no universo cripto-bitcoin?

Em todo caso, hoje domingo, pede uma Pizza.



ree

Flávia Valéria Nava Silva

Certificada pela Unic em digital currencies.

Mestranda em Blockchain e Criptocurrencies pela University of Nicosia (Unic) pelo departamento Institute for the future.

Pós-graduada em Direitos Difusos, Coletivos e Gestão fiscal pela ESMP/MPMA.

Promotora de Justiça no Estado do Maranhão.

Pesquisadora em inovação, futuros, direito e cidadania digital.

Comments


bg rodape.png

Contato

E-mail:

Seguir:

  • Ícone do Facebook Branco
  • https://youtube.com/@prof.flaviavaleria?si=9IEIiUB4fAtGRrpx

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

Desenvolvido por DNA Criativo

bottom of page