Futuro do Trabalho x Inteligência Artificial
- Flávia Valéria
- há 2 dias
- 2 min de leitura

FUTURO DO TRABALHO ou seria desafio presente?
A humanidade já ingressou na era da Inteligência Artificial e os impactos sociais já começaram, como o debate em torno dos postos de trabalho.
As próprias Bigtechs vem promovendo vários lay-offs desde o final de 2022 , no mesmo passo que investimentos na casa dos bilhões são planejados e executados em torno do desenvolvimentos de sistemas de IA.

Em toda revolução tecnológica por que passou a humanidade, os postos de trabalhos e funções desempenhadas pelos indivíduos foram alterados, impondo uma reacomodação de funções realizadas no grupo social, vide os acendedores de lampiões no início do sec. XX.
Será possível comparar a era da IA e a disrupção causada em diversas áreas, com os mesmos fenômenos já vivenciados na história humana ou estamos diante de um desafio de maior complexidade?

As políticas públicas para a educação digital de todos não estão avançando no mesmo ritmo dos sistemas de inteligência artificial que cada vez mais integram os diversos setores e atividades da sociedade. O fosso no déficit de literacia digital aumenta a cada ano. E assim, ausente a necessária preparação da sociedade para os impactos que se aproximam cada vez mais, em especial nos postos de trabalho.
Em que momento era possível imaginar que intérpretes, tradutores, escritores, matemáticos, Auditores e analistas e até mesmo programadores poderiam ter suas funções extintas ou completamente modificadas, ao menos na forma que se conhece hoje?

Com esses impactos iniciais, prudente que cada organização, o que inclui o setor público, comece a mapear suas atividade e averiguar como essas novas tecnologias podem impactar as funções hoje existentes, preparando as modificações que serão necessárias, a curto, médio e longo prazo.
Você tem investido na sua formação e carreira, nas suas habilidades e criatividade?

Flávia Valéria
Mestra em Blockchain e Criptocurrencies pela University of Nicosia (Unic) pelo departamento Institute for the future.
Pós-graduada em Neurociência, psicologia positiva e mindfulness pela PUC-PR.
Pesquisadora em inovação, futuros, direito e cidadania digital.
Promotora de Justiça no Estado do Maranhão.
Comments